
Alguns desses pioneiros se fixaram na porção de terra do litoral catarinense que mais se aproximava do mar, o qual batizaram de “Ponta do Itapocorói.
No ano de 1777, nasce o núcleo inicial dos municípios de Penha e Piçarras, chamado de “Armação do Itapocorói“. Lembrando que armação era o nome dados pelos portugueses para o local onde içavam as estruturas específicas utilizadas no manejo das baleias.
A terra, antes habitado apenas por indígenas, cede espaço ao colonizador açoriano e a outros povos, vindo de várias partes do Brasil. Com a caça excessiva da baleia, logo veio a sua extinção e a Armação perde o seu espaço econômico e político para Penha. A região hoje compreendida pelo município de Balneário Piçarras, no ano de 1839, passou a complementar a região de Penha, subordinada a São Francisco do Sul.
Posteriormente, no ano de 1860, Itajaí responsabiliza-se pelo distrito de Penha e, logo, Piçarras também. A emancipação política de Penha vem em 1958 e, na mesma época, Piçarras inicia um movimento para emancipar-se também, o que consegue no dia 14 de Dezembro de 1963 e Francisco Fleith alcança a Prefeitura. E assim, o município ganha sua identidade, sendo reconhecida por muitos anos, como a “Namoradinha do Atlântico”, por causa da grande quantidade de turistas que recebia durante a década de 1970.
Origem do nome Balneário Piçarras
O nome Piçarra ou Piçarro é dado a grande quantidade de rochas de argila encontrado no solo, como aqui temos em abundância no Subsolo, surgiu o nome Piçarras.
Até Junho de 2004 o Município levava apenas o nome de PIÇARRAS. No dia 04 de abril de 2004, sob a gestão do prefeito Umberto Luiz Teixeira, foi realizada uma Consulta Plebiscitária, o tema "Você é a favor da alteração do nome do Município para Balneário Piçarras", foi aberto aos eleitores da cidade, na época 8.821. Destes um total de 4.830 votaram, representando 54,76% do total, foram 2.526 SIM e 2.238 NÃO, 51 votos em branco e 15 nulos.
Tendo como maioria "SIM", em 01 de julho de 2004, a cidade passou a se chamar BALNEÁRIO PIÇARRAS.